É muito provável que em algum momento da sua vida você tenha ouvido alguém dizer que ao jejuarmos não devemos contar a ninguém ou do contrário esse jejum não valerá de nada.
Essa é uma crença muito comum ainda hoje no meio cristão, porém algumas pessoas se questionam contar as pessoas que estamos jejuando de fato é proibido.
Bom, neste artigo falaremos e desmistificaremos esse assunto.
Vamos lá?
Gostaria de Aprender em Vídeo?
O Que Diz a Bíblia Sobre o Jejum?
Antes de nos aprofundarmos no fato de ser proibido ou não contar sobre um jejum, vamos ler o que está escrito na bíblia sobre este assunto.
Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua plena recompensa. No entanto, quando você jejuar, unja a cabeça e lave o rosto, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.
Mateus 6:16-18
Ao examinarmos o texto bíblico, podemos notar que não há uma proibição direta de compartilharmos sobre nosso período de jejum.
Você pode pensar que a passagem “para que não pareça aos outros que está jejuando” sugere essa proibição, mas na verdade não é o caso.
Quando Jesus proferiu essas palavras sobre o jejum, ele estava criticando os fariseus que jejuavam ostensivamente para obter reconhecimento ou exibir uma espiritualidade exagerada.
Por essa razão, Jesus nos aconselhou a não nos preocuparmos em exibir nosso jejum aos outros, mas a direcionarmos essa prática somente ao nosso Pai.
Assim, compreendemos que o foco das palavras de Jesus não está na questão de ser proibido ou não compartilhar sobre o jejum.
Mas sim na motivação por trás desse compartilhamento, ou seja, no estado de nosso coração.
Quando divulgamos nosso jejum buscando reconhecimento ou para exibir espiritualidade, qualquer elogio que recebemos dos outros será a única recompensa que vamos ganhar, não devendo esperar nada mais de Deus.
Por outro lado, quando jejuamos para Deus, Ele, que vê em secreto, nos recompensará.
Minha Experiência Pessoal Com a Proibição de Contar Sobre Meu Jejum
As primeiras vezes que decidi jejuar foram meio complicadas.
Eu tinha aprendido que contar que estava em jejum era errado então aos poucos essa informação começou a se enraizar na minha mente.
Inicialmente, eu não questionei muito essa crença. Afinal, se tantas pessoas diziam que era assim, quem eu era para duvidar?
Então quando comecei a jejuar, mantive esse segredo só para mim. Só que isso acabou me colocando em situações desconfortáveis.
As vezes acontecia de minha família fazer uma festa de aniversário de repente (o que acontece o tempo todo rsrs) e eu por acaso estava em um período de jejum.
Eu tinha que inventar desculpas para não comer, só para não revelar que estava jejuando.
Às vezes, até mentia, dizendo que não estava me sentindo muito bem, o que eu percebi depois que também não parecia certo.
Foi aí que as coisas começaram a ficar confusas pra mim. Eu estava mentindo para não contar sobre meu jejum, mas mentir também era errado. Isso simplesmente não fazia sentido.
Foi nesse ponto que comecei a questionar essa crença e decidi eu mesma estudar sobre o jejum. Até então, eu não tinha lido o texto bíblico.
Tudo que eu sabia sobre jejum, eu tinha aprendido com outras pessoas.
Quando li pela primeira vez, percebi que essa crença ainda tão enraizada no meio cristão não tinham um fundamento sólido.
Depois de me aprofundar um pouco mais, entendi que não tinha nada de errado em compartilhar meu jejum quando isso fosse de fato necessário.
E desde então me senti muito mais leve e despreocupada sem ter que planejar cada desculpa que eu iria dar as pessoas quando estivesse de jejum.
É bastante libertador.
Em Resumo
Não há uma proibição expressa na Bíblia sobre contar que estamos jejuando. O importante é a motivação do coração e a busca por uma prática genuína e sincera.
Devemos questionar e refletir sobre as crenças que nos são ensinadas, buscando sempre entender a vontade de Deus por meio de Sua palavra.
Se você já teve dúvidas sobre esse assunto ou tem algo a acrescentar, deixe seu comentário abaixo. Sua interação é muito bem-vinda!
Espero que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre se é permitido ou não contar que estamos jejuando.
Se precisar de mais informações ou tiver outras perguntas, estou à disposição para ajudar.
Até o próximo artigo!